segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Simbolos do Advento

Coroa de Advento: A coroa de advento é feita com ramos verdes, geralmente envolvida por uma fita vermelha e nela 4 velas são afixadas. Ela simboliza e comunica que naquela Igreja, casa, escritório ou qualquer espaço em que ela esteja vivem pessoas que se preparam com alegria para celebrar a vinda de Deus ao mundo, o Natal. O círculo da coroa: simboliza a nova aliança de Deus com a humanidade. Esta nova aliança é celebrada no sacramento da Santa Ceia. Ao círculo da coroa pode ser relacionado também a coroa de espinhos colocada na cabeça de Jesus naquela semana em que foi crucificado - a nova aliança foi feita pelo Jesus negado e rejeitado, com humildade e doação. Os ramos verdes, os ramos mesmo cortados permanecem verdes por semanas: comunicam a esperança, uma esperança que leva a perseverança, uma entrega total da vida a Deus. A fita vermelha: a cor vermelha na tradição litúrgica está ligada à cor do fogo e do sangue. Simboliza a cor da vida, do amor e ao mesmo tempo do derramamento do sangue, sacrifício. A nova aliança de Deus com a humanidade foi feita com amor, doação, sacrifício e trouxe a vida plena e eterna. As 4 velas: uma vela para cada domingo que antecede ao dia 25 de dezembro. Alguns registros históricos contam que a coroa de advento surgiu em uma instituição que abrigava crianças pobres. Inicialmente ela continha entre 22 a 28 velas, uma para cada dia do tempo de advento. Devido aos custos diminuiu-se o número de velas. As velas da coroa são acesas (a cada domingo mais uma), para iluminar a vigília do advento, a preparação para vinda da luz ao mundo. Simboliza que Jesus Cristo é a luz do mundo. Comunica a alegria da vida que procede de Deus, aquela que vai além dos limites que a vida no mundo impõe. Advento é tempo de voltar-nos para o Deus que nos ama e que está bem perto de nós. É tempo da fé nas coisas novas, no novo céu e nova terra onde habita a justiça e a paz. É tempo de limpeza e arrependimento, de opção por uma vida saudável em que sobra espaço para a solidariedade, a verdade, a paz e a comunhão. É tempo da construção da esperança e da vida comunitária que rompem os nossos limites e entendimento. É tempo de alegria, de festejar o amor de Deus por nós.
Esperança: advento é um tempo apropriado para fomentar a construção da esperança, uma esperança que transcende os limites das necessidades materiais e imediatas, uma esperança que inclui uma visão de mundo, de tempo e espaço onde é possível a dignidade, a justiça, a paz e o amor, o equilíbrio da vida e da Criação de Deus. Para a construção desta esperança necessário se faz re-elaborar e resistir aos apelos do consumo, próprios desta época em que o comercio e outras ações típicas da sociedade de consumo propõe, subvertendo os conteúdos e as tradições criadas em torno do Natal de Deus no mundo. Calendário de Advento: Neste quadro da esperança surgiu na Alemanha uma tradição familiar, que visa especialmente motivar as crianças a esperarem e a compreenderem o ritmo do tempo. As mães, avós, pais e avôs preparam, de várias maneiras (veja um modelo na gravura ao lado), uma caixinha para cada dia do tempo de Advento. A tradição é colocar em cada caixinha uma mensagem, ou tarefas comunitárias, ou uma pequena lembrança, com o intuito de ajudar as crianças contarem os dias que faltam para o Natal e coordenar a ansiedade delas ao querer ganhar antes do tempo os presentes. Este calendário e suas tarefas disciplina a espera tornando-a terapêutica e alegre, com conteúdo que conduz com criatividade a expectativa da criança até ao dia do Natal. Arrependimento e Limpeza: Já o profeta João Batista chamava o povo para o arrependimento e ao batismo: "Arrependam-se dos seus pecados porque o Reino do céu está perto! ... e João os batizava no rio Jordão" (Mateus 3.2 e 6). Não se sabe determinar quando iniciou, mas até hoje em certas regiões na época do advento as pessoas e famílias fazem uma limpeza interior e externa: avaliam a sua vida e constroem esperanças novas para o futuro e limpam também os seus armários, a casa inteira, os jardins, pintam as casas... etc. Infelizmente esta tradição está comprometida, cada vez menos pessoas têm armários para limparem, casas para pintarem, jardins para cuidarem e poucas encontram tempo ou dão importância para o ritual de arrependimento.

Tempo do Advento

No ultimo domingo dia 28/11 teve inicio o tempo do advento..vejamos o que é o tempo do avento e os símbolos deste tempo, que é espera e vigília pela chegada de Jesus. Denominamos de Advento o tempo correspondente aos 4 domingos, às 4 semanas antes do Natal. Este tempo pode ser de 22 a 28 dias, dependendo do ano e, conseqüentemente do dia da semana em que cai o 25 de dezembro. Muitas tradições e conteúdos estão relacionados com esse tempo. Início do Ano Litúrgico: para a Igreja Cristã no Advento inicia-se o novo ano. O primeiro Domingo de Advento é o início do calendário litúrgico da Igreja que organiza e determina as comemorações, as celebrações e os principais conteúdos da vida comunitária dos cristãos; por exemplo: Advento, Natal, Epifania, Paixão, Páscoa, Ascensão, Pentecostes, Trindade, Ação de Graças, Reforma, Eternidade. Espera e Vigília: Advento significa "vinda", "chegada". Está relacionado à chegada de Deus ao mundo. Tempo determinado para a preparação da festa do nascimento de Jesus. Ao mesmo tempo, esta "espera" recebe os traços litúrgicos e de comportamento próprios de uma "vigília", a partir do impacto da expectativa das comunidades cristãs (venha o teu reino) relacionada à nova vinda de Cristo, à chegada do "novo Céu e a nova terra". Temos nesta época conteúdos de fé e tradições cristãs que promovem a alegria, causada pelas dádivas de Deus relacionadas ao nascimento de Jesus e pela expectativa de uma ação salvadora plena que ainda vai chegar, neste caso uma antecipação da grande alegria vindoura.

Mais fotos

Consagração a Nossa Senhora das Graças

No domingo 28/11, foi realizado na Paróquia São Sebastião a consagração de crianças e jovens a Nossa Senhora das Graças, uma tradição já realizada em nossa Paróquias a muitos anos.

Mais fotos

Encerramento do novena de Nossa Senhora das Graças

No ultimo dia 27/11 teve encerramento a Novena Nossa Senhora das Graças, onde teve uma enorme demonstração de Amor, fé e carinho... em forma de oração a Maria ...Mãe do filho de Deus ...confira as fotos.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

PARÓQUIA DO ROSÁRIO DIVULGA PROGRAMAÇÃO DE SUFRÁGIOS DE PADRE ANDRÉ BORTOLAMEOTTI

28/10 - Quinta - Feira: Catedral – Oração das Vésperas às 18h00; Missa às 19h30 presidida por Dom Edmilson; Oração de Completas às 22h00; Vigília a partir da meia-noite.

29/10 - Sexta - feira: Catedral – Oração de Laudes às 06h30; Missa às 07h00 presidida pelo Pe. Mário Revoltti, CJS, vigário da Paróquia N. Sra. do Rosário; Oração das Horas Médias ao meio-dia.

-Translado do Corpo para a Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Horário a confirmar)

Igreja do Rosário – Oração das Vésperas às 18h00; Missa às 19h30 presidida pelo Pe. José Antonio, CJS, pároco da paróquia N. Sra. do Rosário; Oração de Completas às 22h00; Vigília a partir da meia-noite.

30/10 - Sábado: Igreja do Rosário - Oração de Laudes às 06h30; Missa às 10h00 presidida pelo Pe. Carlos Bozza, CJS); Oração das Horas Médias ao meio-dia.

- Missa de Exéquias às 15h30h. Logo após será realizado o sepultamento na igreja.

Fonte: Pastoral da Comunicação – Paróquia N. Sra. do Rosário

PADRE ANDRÉ SERÁ ENTERRADO SÁBADO NA IGREJA DO ROSÁRIO

Segundo as últimas informações recebidas o corpo do Pe. André Bortolameotti já está em Barretos e está sendo preparado para o velório que acontecerá na Catedral do Divino Espírito Santo a partir das 15h00.

Hoje, às 19h30, o bispo diocesano, Dom Edmilson Amador Caetano, irá celebrar a primeira missa de corpo presente na Catedral. O translado do corpo para a igreja N. Sra. do Rosário deve acontecer ainda nesta noite, ou na sexta-feira pela manhã. O corpo do presbítero será transladado pelo Corpo de Bombeiros e seguido por carreata.

O sepultamento acontecerá no sábado (30), na igreja do Rosário após a Missa de Exéquias presidida por Dom Edmilson, encomendação do corpo e despedidas, às 15h30.

Pe. André nasceu em Vigolo Vattaro, norte de Itália, em 22 de dezembro de 1919. Entrou para o seminário em 1931. Em 1967 junto ao Pe. Pio Milpacher, foi destinado ao Brasil para abrir uma residência da Congregação de Jesus Sacerdote.

Em 1975 o sacerdote voltou à Itália para aperfeiçoar os estudos de teologia moral e por sete anos auxiliou párocos e pregou retiros a sacerdotes e religiosas. Em 1984 a Congregação aceitou administrar a Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Barretos, e Pe André foi convidado a assumir os trabalhos pastorais, ficando como pároco até 1999. Desde então foi vigário paroquial.

Postado em 28/10/2010 - 11h11

Fonte: www.diocesedebarretos.com.br

Cardeal Geraldo Majella anuncia a beatificação de irmã Dulce

O cardeal arcebispo de Salvador (BA), Dom Geraldo Majella Agnelo anunciou na manhã desta quarta-feira (27), a beatificação da irmã Dulce.

O pronunciamento foi feito na sede das Obras Sociais Irmã Dulce, em Salvador. Dom Geraldo Majella informou que até o fim do ano será conhecida a data da cerimônia de beatificação.

Para ser considerada beata, foi necessária a comprovação da existência de um milagre atribuído a religiosa, fato que aconteceu esta semana em Roma.

O processo ainda precisa ser assinado pelo Papa Bento XVI para ser concluído.

De acordo com Dom Geraldo, a religiosa é exemplo para os cristãos e a sua história de vida é o que justifica a beatificação e o processo de canonização.

“Todo santo é um exemplo de Cristo, como foi o caso dela (Irmã Dulce); aquela dedicação diuturna durante toda a vida aos pobres e sofredores”, afirmou.

Irmã Dulce é a primeira baiana a tornar-se beata e agora está a um passo da canonização.

O título de santa só poderá ser conferido após a comprovação de mais dois milagres intercedidos pela religiosa e reconhecidos pelo Vaticano.

A causa da beatificação de Irmã Dulce foi iniciada em janeiro do ano 2000 pelo próprio Dom Geraldo Majella.

Desde junho de 2001, o processo tramita na Congregação para a Causa dos Santos no Vaticano.

Fonte www.a12.com

Diocese lança site direcionado aos Ministros da Sagrada Eucaristia

SITE PARA MINISTROS DA COMUNHÃO EUCARÍSTICA

Foi lançado um site para os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística da Diocese de Barretos. O endereço é http://mecesdiocesedebarretos.webnode.com.br/. O ministério é assessorado pelo Pe. Ronaldo Candido, vigário paroquial da Paróquia São Miguel Arcanjo de Miguelópolis.

Fonte: www.diocesedebarretos.com.br

NOTA DE FALECIMENTO: FALECEU O PADRE ANDRÉ BORTOLAMEOTTI

FALECEU O PADRE ANDRÉ BORTOLAMEOTTI

É com imenso pesar e plena confiança na misericórdia e na ressurreição em Cristo que comunicamos o falecimento do Pe. André Bortolameotti aos 91 anos. Pe. André faleceu por volta das 02h30 dessa madrugada na UTI do Hospital Beneficência Portuguesa, em São José do Rio Preto (SP).

Pe. André estava internato desde o dia 15 de setembro (dia da Festa de Maria Mãe do Sacerdote) em Barretos. No dia 20 de setembro foi transferido para São José do Rio Preto ficando na UTI. Pe. André apresentou nesses 43 dias de internação problemas no coração, pulmões e rins.

O corpo do presbítero deve chegar a Barretos por volta do meio-dia e será velado na Catedral do Divino Espírito Santo. Depois o velório será transferido para a igreja matriz da Paróquia N. Sra. do Rosário, onde será sepultado.

Ainda não foi definido o dia e nem o horário do sepultamento em razão do preparo Do túmulo na igreja. O corpo será preparado para um velório que dure até seis dias.

Segundo o Pe. José Antonio, pároco da Paróquia N. Sra. do Rosário, o sepultamento está previsto para ocorrer no domingo ou segunda-feira.

Breve biografia de Pe. André

Pe. André nasceu em Vigolo Vattaro, norte de Itália, em 22 de dezembro de 1919. Entrou para o seminário em 1931. Fez o noviciado e os primeiros votos em 1938.

No Capítulo Geral da Congregação de Jesus Sacerdote, em 1963, foi eleito assistente do superior geral que o nomeou mestre dos noviços. Em 1967 junto ao Pe. Pio Milpacher, foi destinado ao Brasil para abrir uma residência da Congregação. Trabalharam juntos na Catedral de São Paulo. Não sendo alcançado o objetivo, Pe. Pio foi para o Rio de Janeiro e Pe André ficou sozinho em São Paulo.

Em 1975 voltou à Itália para aperfeiçoar os estudos de teologia moral e por sete anos auxiliou párocos e pregou retiros a sacerdotes e religiosas. Em 1984 a Congregação aceitou administrar a Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Barretos, e Pe André foi convidado a assumir os trabalhos pastorais, ficando como pároco até 1999. Desde então é vigário paroquial

Postado em 28/10/2010 - 10h28

Fonte: www.diocesedebarretos.com.br

Programação da Novena Nossa Senhora das Graças 2010

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Devoção a Nossa Senhora das Graças

da Medalha Milagrosa

> A Oração à Nossa Senhora das Graças.

> A Novena à Virgem Imaculada da Medalha Milagrosa.

Foi na segunda aparição a 27 de novembro de 1830, em Paris, na França; que Nossa Senhora apareceu a uma das Irmãs da Caridade de São Vicente de Paulo, à humilde noviça Santa Catarina Labouré. Ela descreve como lhe foi revelada a Medalha da Imaculada Conceição:

A Virgem apareceu sobre um globo, pisando uma serpente e segurando nas mãos um globo menor, oferecendo-o à Deus, num gesto de súplica.

Enquanto A contemplava, Catarina ouviu uma voz que lhe disse:

”Este globo que vês representa o mundo inteiro e especialmente a França, e cada pessoa em particular. Os raios são o símbolo das Graças que derramo sobre as pessoas que Me as pedem. Os raios mais espessos correspondem às graças que as pessoas se recordam de pedir. Os raios mais delgados correspondem às graças que as pessoas não se lembram de pedir.“

A ORAÇÃO:

Enquanto Maria estava rodeada duma luz brilhante, de repente, o globo desapareceu e suas mãos se estendem suavemente, derramando sobre o globo brilhantes raios de luz. Formou-se assim um quadro oval, rodeado pelas palavras em letras de ouro:

“Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós”.

Virou-se então o quadro, aparecendo, no reverso, um ” M” encimado por uma cruz e, embaixo, os corações de Jesus e de Maria. E a Santíssima Virgem lhe pede:

A PROMESSA:

’’Manda cunhar uma Medalha por este modelo; as pessoas que a trouxerem indulgenciada, receberão grandes graças, mormente se a trouxerem ao pescoço; hão de ser abundantes as graças para as pessoas que a trouxerem com confiança. “

E assim foi cunhada, em Paris, esta medalha, que logo s espalhou pelo mundo inteiro, derramando graças tão numerosas e extraordinárias que o povo, espontaneamente, passou a chamá-la: ” A Medalha Milagrosa”.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Dom Damasceno é nomeado Cardeal

Dom Damasceno é nomeado Cardeal

O papa Bento XVI anunciou a criação de 24 Cardeais no Consistório do próximo dia 20 de novembro, em Roma, na Itália.

Os novos cardeais são de 4 continentes: Europa, África, América e Ásia.

Entre os novos eleitos está o arcebispo metropolitano de Aparecida e presidente do Conselho Episcopal Latinoamericano (CELAM), Dom Raymundo Damasceno Assis.

O anúncio foi feito durante programa na Rádio Vaticana.

Dom Damasceno, que participa em Roma do Sínodo para os bispos do Oriente Médio, tem 73 anos, e foi secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por dois mandatos (1995 a 1998 e 1999 a 2003).

Dom Damasceno esteve em Guaira em 01 de Setembro de 2007 na Ordenação Episcopal de Dom Vilson Oliveira DC

Fonte: Site www.a12.com

quinta-feira, 29 de julho de 2010

ECC REALIZA ENCONTROS E COMEMORA 15 ANOS NA DIOCESE

O ECC (Encontro de Casais com Cristo) realizou nos dias 23, 24 e 25, na Cidade de Maria, o 2º Encontro de Casais com Cristo 3ª Etapa da Diocese de Barretos. 44 casais, das cidades de Barretos, Olímpia, Guaíra e Ipuã, participaram do evento.

E nos mesmos dias, na Paróquia São Miguel Arcanjo, em Miguelópolis, aconteceu o 3º Encontro de Casais com Cristo de 1ª Etapa, com a participação de 24 casais, com a orientação Espiritual do Pe Evandro.

E nesse sábado, 31, a comemoração dos 15 anos do ECC na diocese, será comemorado e celebrado na Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Olímpia, com missa às 20h30, e com confraternização em um clube da cidade. As comemorações acontecerão em Olímpia, pois lá aconteceu o 1º grupo de ECC da diocese. Segundo a coordenação do ECC, os ingressos para o baile já estão praticamente esgotados e não serão vendidos no local. Informações comcom o casal Marco Aurélio e Patrícia pelo telefone: (17) 8125-7941. Terá saida em Guaíra as 18:30 hs da Praça São Sebastião, indo para o pré municipal no Aniceto, depois para Cohab I (angico), em seguinda descera pela avenida 23 até rua 8 , até a Secretaria da Educação (antigo Seminario), os interessados procurar o Reginaldo e Leci Fone: 17-3331-1654.

Fonte: site da diocese; www.diocesedebarretos.com.br

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Pós - Encontro E.C.C

Amanhã dia 19 de Julho as 19:30 hs No Centro Catequetico Padre César de Bus acontece mais um Pós encontro do E.C.C, o tema será RELIGIOSIDADE, palestrante Elvira (Escola Maria Peregrina), esperamos a presente de todos os casais participantes do ECC. Desde já agradecemos a presença de todos. Equipe de Dirigentes

PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO DE GUAÍRA REALIZA CASAMENTO COMUNITÁRIO

No dia 19 de junho O Padre Edson, na Paróquia São Sebastião de Guaíra celebrou o casamento comunitário de 12 casais. Felicidades aos casais.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

DIOCESE NO YOUTUBE

a Diocese de Barretos agora tem seu prório endereço no youtube, o canal de videos, acessem e confiram; http://www.youtube.com/user/DioceseBarretos

PASCOM REALIZA EM JUNHO O ENCONTRO DE COMUNICAÇÃO DA REGIÃO PASTORAL DE GUAÍRA

A Equipe diocesana da Pastoral da Comunicação realiza no próximo dia 13 de junho, das 7h30 às 13h, na Escola Vicensina Ap. V. Morsoleto (Rua Marginal do Lago, 1000 – próxima à rodoviária), em Guaíra, o ENCOM - Encontro de Comunicação da Região Pastoral Guaíra. Em abril foi realizado o ENCOM da Região Pastoral Barretos na Paróquia N. Sra. do Rosário, em Barretos.

O ENCOM visa apresentar o que é e o que não é a PASCOM, o que ela vem realizando e pode realizar nas paróquias da diocese, bem como dar instrumentos para que os jovens, em especial os crismandos, possam ser Igreja desenvolvendo ações de comunicação nas suas comunidades e grupos. Tem como objetivo também oferecer formação aos agentes que já atuam nas PASCOMs ou em outros grupos pastorais para melhor realizarem a evangelização.

Serão oferecidas as mesmas oficinas do evento realizado em Barretos: Teatro, Dança, Jornal paroquial e Fotografia. O participante deve optar por participar de apenas uma das oficinas. As oficinas serão ministradas pelos mesmos assessores do ENCOM Barretos. O valor da taxa é de R$ 5,00 com direito a certificado e almoço. As incrições devem ser feitas até o dia 8 de junho nas paróquias da Região Guaíra ou por e-mail, baixando a ficha e efetuando depósito bancário identificado

Para saber mais sobre o evento, basta clicar no link abaixo para baixar a apresentação e ficha de inscrição. O evento se destina às paróquias N. Sra. Aparecida e São Sebastião de Guaíra; Sant’Ana de Ipuã; e São Miguel Arcanjo de Miguelópolis.

Informações: (17) 3322-3565 com Milton Figueiredo, na Cúria Diocesana.

sábado, 30 de janeiro de 2010

TREINAMENTO DA CF- 2010 EM MIGUELÓPOLIS

TREINAMENTO DA CF- 2010 EM MIGUELÓPOLIS

Neste domingo, 31/01/2010, a partir das 8h30, membros da Equipe Diocesana da Campanha Da Fraternidade realizam o Treinamento da Campanha em Miguelópolis para agentes de pastorais e movimentos das paróquias que integram a Região Pastoral de Guaíra.