sábado, 29 de setembro de 2012

Nota de Falecimento: Morre Dom Antonio Maria Mucciolo, segundo bispo da Diocese de Barretos



Lamentamos informar que faleceu na tarde de hoje em São Paulo, onde estava internado, o arcebispo emérito de Botucatu e segundo bispo da Diocese de Barretos, Dom Antonio Maria Mucciolo, aos 89 anos.
Dom Mucciolo foi o idealizador da Cidade de Maria, projeto único no Brasil, e foi bispo de Barretos de 1977 a 1988, quando foi nomeado arcebispo de Botucatu. Tinha como lema episcopal "Sentir com a Igreja".
Segundo o site da Arquidiocese de Botucatu, o arcebispo emérito morreu na UTI do Hospital Sírio-Libanês na capital paulista. Seu corpo está sendo velado na igreja São Geraldo das Perdizes e chegará a Botucatu pela manhã de domingo (30/09) e será sendo velado na Catedral Metropolitana de Botucatu. Durante todo o dia serão celebradas missas de duas em duas horas. 
A Missa Exequial de Corpo Presente acontecerá na segunda-feira, 1º de outubro, às 9h, e será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Botucatu, Dom Maurício Grotto de Camargo. O sepultamento ocorrerá em seguida na cripta da Catedral Metropolitana de Botucatu.

Postado em 15h12 às 15h12 - Atualizado às 21h18 - Foto: Rede Vida

terça-feira, 17 de julho de 2012

Brasão da Diocese de Barretos


Geraldo José Rodrigues, também conhecido por Dado Stuart, é o vencedor do concurso cultural para a escolha do Brasão para a Igreja Particular de Barretos. Foram 25 projetos inscritos no total. A partir de agora o brasão escolhido será utilizado para identificar a Diocese de Barretos como uma instituição religiosa, reconhecida pela sua importância para a fé e a vida pastoral dos fiéis dos 13 municípios que compõem o bispado. O projeto venceu por orientar-se nos princípios da heráldica e por ter se inspirado em fatos históricos, culturais e religiosos relacionados ao contexto missionário.
O escudo tem o formato clássico terciado por faixa de vermelho e prata e obedece às regras heráldicas. O metal prata e o esmalte vermelho do brasão simbolizam, segundo o autor, o amor ao próximo e o fogo da caridade. A figura distintiva e emblemática do Divino Espírito Santo não poderia faltar no brasão escolhido. Por meio da figura de uma pomba, o Divino Espírito Santo, Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, é o padroeiro diocesano.
A faixa axadrezada, caracterizado por quadrados de cores alternadas simbolizam a dualidade, os opostos; o bem e o mal, a guerra e a paz, a noite e o dia, a riqueza e a pobreza etc. Os 13 quadrados em vermelho assume o caráter de simbolizar os 13 municípios sob a jurisdição do bispado. A cruz de Jerusalém simboliza o espírito missionário e as quatro cruzetas simbolizam os quatro evangelhos, as quatro Regiões Pastorais e as quatro prioridades pastorais que foram eleitas na Assembleia Diocesana de Pastoral em 2008.
Na heráldica eclesiástica, os brasões para as dioceses devem trazer necessariamente a cruz processional à direita e o báculo à esquerda pousados sob o escudo em forma de cruz de Santo André, timbrando o conjunto com a mitra e a estola.
Amanhã tem início na Praça Francisco Barreto a 9ª Festa do Divino da Catedral, a partir das 19h30. No sábado, dia 7, durante o evento Dado será premiado com o valor de R$ 1.000,00 (mil reais). O segundo colocado foi o projeto de Paulo Fernando Greve Batista Couto.

Fonte: www.diocesedebarretos.com.br

Hino Jubilar dos 40 anos da diocese de Barretos-SP


Marco Donisete de Campos, da cidade de Olímpia (SP), e Daniel de Angeles Augusto Pereira, de Arealva (SP), são os autores vencedores do Hino Comemorativo pelo jubileu de 40 anos da Diocese de Barretos. O Hino teve inspirações nos lemas episcopais dos cinco bispos diocesanos, nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil, escritos espirituais de Santo Inácio e passagens bíblicas.
“Foi com muita alegria que recebemos a notícia. Agradecemos, pois, a comissão pela confiança no nosso trabalho no qual buscamos, acima de tudo, oferecer um bom subsídio litúrgico para abrilhantar a celebração do Jubileu da Diocese de Barretos”, disse Marco via e-mail assim que foi notificado.
Os dois serão premiados hoje a noite durante a 9ª Festa do Divino da Catedral do Divino Espírito Santo com um violão oferecido por TIMDIM Eletrônicos. Confira a letra do Hino Jubilar abaixo e para ouviu e baixar clique no link:

1.    Unidos no amor de Cristo,
Numa só fé, num só Batismo,
Nós superamos o vil egoísmo
E formamos a Igreja missionária,
Profética, fiel e solidaria
Atenta a permanecer
Ontem, Hoje e Sempre no Caminho da Fé!

Refrão: Vida, testemunho e missãoFazem o céu já neste chão!Abençoa, Senhor, em Barretos Tua IgrejaQue a serviço da Vida ela esteja!
2.    Sentindo co’ a Igreja hoje
Faz resistir, agora, no bem!
Num Reino Novo, a fé nos sustém!
O evangelho se faça realidade
No dia-a-dia da comunidade
Que unida, busque crescer,
Ontem, Hoje e Sempre no Caminho da Fé!
3.    “Curar corações feridos”,
Dos quem sem vez ou rumo melhor,
Vivem à custa: espera e suor...
Suscitar justiça na sociedade
Onde todos, co’ igual dignidade,
A paz possam promover
Ontem, Hoje e Sempre no Caminho da Fé!
4.    E “que todos sejam um só”;
No outro descubram Tua face!
O nosso clero a meta abrace:
Ser no mundo graça, luz, verdade e sal!
Fidelidade no mundo atual
Conduza-nos, sem ceder,
Ontem, Hoje e Sempre no Caminho da Fé!
5.    E “Deus providenciará”, sim,
Bênção, sustento, aliança!
Para o futuro, há esperança
Sob amparo perpétuo de Maria,
Tendo Cristo como companhia,
Surge a adesão ao ascender
Ontem, Hoje e Sempre no Caminho da Fé!


Fonte: www.diocesedebarretos.com.br


Entre os dias 27 e 29 de julho, o Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio 2013, fará o primeiro evento que marcará a contagem regressiva de um ano para a realização da Jornada. Realizado no Complexo do Maracanã, o encontro deverá receber um público de 50 mil pessoas.

O objetivo é apresentar os projetos para a JMJ Rio 2013. A programação acontecerá em dois locais simultâneos: Ginásio Maracanãzinho e Estádio de Atletismo Célio de Barros.

Além de Celebrações Eucarísticas, haverá também um festival com a participação de grandes nomes da música católica e popular brasileira, apresentações culturais e ações sociais.

“Trata-se de um momento de preparação, oração e reflexões. Dadas as proporções do evento, será para nós uma experiência de ensaio que vai nos dar a noção de como devemos nos preparar”, disse o diretor executivo do Setor Voluntariado do COL, padre Ramon Nascimento da Silva.

Os ingressos para participação no Ginásio do Maracanãzinho serão distribuídos nas paróquias da Arquidiocese do Rio de Janeiro/RJ e os eventos paralelos no Estádio de Atletismo Célio de Barros serão abertos ao público em geral.

O evento será transmitido na íntegra pela internet, através do portal oficial da JMJ Rio2013:
www.rio2013.com.

Fonte: www.rio2013,com