quarta-feira, 29 de junho de 2011

Papa Bento XVI ainda sacerdote


Papa Bento XVI ainda como Sacerdote.


Quando eleito Bispo pelo Papa Paulo VI



Ja como cardeal junto ao antecessor o Beato Papa João Paulo II

                                       Já como Papa bento XVI

E em visita ao Brasil, em Aparecida-SP





Cardeal Joseph Ratzinger, Papa Bento XVI , nasceu em Marktl am Inn, diocese de Passau (Alemanha), no dia 16 de Abril de 1927 (Sábado Santo), e foi baptizado no mesmo dia. O seu pai, comissário da polícia, provinha duma antiga família de agricultores da Baixa Baviera, de modestas condições económicas. A sua mãe era filha de artesãos de Rimsting, no lago de Chiem, e antes de casar trabalhara como cozinheira em vários hotéis.

Papa Bento XVI (em latim Benedictus PP. XVI, em italiano Benedetto XVI ), nascido Joseph Alois Ratzinger, (Marktl am Inn, Alemanha, 16 de abril de 1927) é o Papa  desde o dia 19 de abril de 2005 Foi eleito como o 266º Papa com a idade de 78 anos e três dias, sendo o atual sumo Pontifíce  da Igreja Católica. Foi eleito para suceder ao Papa João Paulo II no conclave de 2005
que terminou no dia 19 de abril..
Fonte : Vatican.com e wikipédia.

Papa Bento XVI - comemora 60 anos de sacerdócio

Nesta quarta-feira 29 de Junho, Solenidade dos apóstolos Pedro e Paulo, o Papa Bento XVI comemora 60 anos de sua Ordenação Sacerdotal.
Em 1951, na Catedral de Freising, na Alemanha, ele, seu irmão Georg e outros 42 candidatos receberam a Ordenação das mãos do Arcebispo de Munique e Freising, Cardeal Michael von Faulhaber (1869-1952), biblista, patrólogo e um dos mais corajosos críticos do regime hitleriano.

"Era um esplêndido dia de verão, que permanece inesquecível como o momento mais importante da minha vida", define o Papa em sua autobiografia A Minha Vida (1997), escrita quando ele ainda era o Cardeal Joseph Ratzinger.


Sessenta anos depois, o Papa Bento XVI, através de um simples clique e uma mensagem no twitter, Bento XVI deu início na noite (hora local) desta terça-feira, 28, a uma nova aventura extraordinária para os meios de comunicação do Vaticano.

A partir do Palácio Apostólico, o Pontífice lançou o novo portal noticioso do vaticano, www.news.va, e também acolheu a proposta de abençoar os usuários da rede através de uma mensagem no twitter.


Segue  algumas imagens da tragetoria de Bento XVI.  

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Consep aprova texto-base e cartaz da CF-2012

O Conselho Episcopal Pastoral da CNBB (Consep) aprovou, nesta quarta-feira, 15, o cartaz da Campanha da Fraternidade 2012, que vai discutir o tema “Fraternidade e a Saúde Pública” sob o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra".

E para 2013 "Juventude será o tema da Campanha da Fraternidade de 2013

Fraternidade e Juventude. Este será o tema da Campanha da Fraternidade de 2013. A escolha foi feita no dia  hoje, 15de junho , pelo Conselho Episcopal Pastoral.
O tema foi proposto pelo Setor Juventude da CNBB, que recolheu cerca de 300 mil assinaturas junto aos jovens do Brasil. O lema será escolhido na próxima reunião do Consep.
O Setor da Mobilidade Humana da CNBB apresentou e defendeu o tema do tráfico de pessoa humana e o trabalho escravo. Outros temas foram apresentados, mas não receberam votos.
Esta será a segunda Campanha da Fraternidade sobre a Juventude. A primeira foi realizada em 1992 com o lema “Juventude, caminho aberto”.

A escolha dos temas da Campanha da Fraternidade é feita com antecedência de dois anos.

Fonte: CNBB

sábado, 11 de junho de 2011

JOVENS AUTORES DE UM ATO SATÂNICO CONTRA A EUCARISTIA




















Padre Rodrigo Hurtado Gil, pároco de São Isidro Labrador em Dosquebradas (Colômbia), denunciou que o sacrilégio realizado na capela Cristo Salvador na noite de 5 de junho, onde se encontraram as hóstias derramadas pelo chão, molhadas com cerveja e pisoteadas, teria sido protagonizado por jovens.
Em diálogo telefônico com a agência do grupo ACI em espanhol, a ACI Prensa, no dia 9 de junho, o sacerdote indicou que uma investigadora do Corpo Técnico de Investigação da Procuradoria da Colômbia, que recolheu as impressões digitais, mostrou-lhe que uma das pessoas envolvidas seria “uma garota de 15 ou 16 anos ou pode ser a mão de um menino de 13 anos ou 14 anos”.
“Os que fizeram isso pela agilidade, a forma como entraram, tudo, é gente muito jovem”, indicou o sacerdote.
O ato sacrílego teria sido realizado entre a noite do dia 5 e a madrugada de 6 de junho. “Nesse lapso ingressaram pelo teto do templo, quebrando uma telha e a clarabóia”, relatou o religioso à ACI Prensa.
O presbítero se mostrou surpreso porque “não sabemos como violaram o sistema de segurança, porque a capela tem alarme, tem sensores de movimento”.
Assim, sem ser descobertos, “entraram, violaram o Sacrário, tiraram as hóstias, jogaram-nas no chão, inclusive pisotearam algumas, e sobre outras jogaram cerveja”, denunciou o padre, afirmando que inclusive “beberam cerveja na âmbula”.
O pároco de São Isidro indicou à nossa agência de língua espanhola que na manhã encontraram “latas de cerveja por todos os lados, e peças de roupas. Ou seja, que eles tiraram a roupa, fizeram um festim aí, um bacanal, uma coisa horrível”.
Apesar de outros roubos materiais que também denunciou, o sacerdote assinalou que “o ponto muito delicado, muito grave, foi a profanação à Eucaristia”.
Padre Hurtado declarou à ACI Prensa que obtiveram notícia no dia seguinte, quando o diácono permanente, que colabora na paróquia, se dispunha a abrir a capela e “escutou pessoas, ruídos dentro como de quem estava com pressa”.
O diácono “conseguiu ver os pés de um (dos profanadores) que estava agachado na porta da sacristia. Do susto voltou a fechar, trancou a porta da capela e pediu auxílio à polícia, mas quando retornaram já tinham ido embora”.
“Deixaram o cálice sagrado pelo chão, a tampa do cálice sagrado em um canto do presbitério, as hóstias jogadas. Se iam levar a âmbula não conseguiram levá-la porque nesse momento despertaram e se assustaram e aí sim os alarmes foram ativados”.
O sacerdote também disse à ACI Prensa que “neste momento o fato como tal nos dá a concluir que foi um ato evidentemente satânico”, embora reconhecesse que não há provas contundentes de que existam grupos deste tipo nos arredores do local.
“Há muitas versões que estão sendo apresentadas e tanto a polícia como a procuradoria estão por trás de todas as investigações”, assinalou.
O religioso afirmou que outro problema que deixou desconcertados tanto os investigadores como os membros da Igreja “é que as pessoas ao redor da capela disseram que não sabem de nada e que não viram ninguém”. Para ele parece claro que os profanadores “entraram pela parte de trás da capela, que tem saída para algumas propriedades e algumas casas; não sabemos se eles se caminharam pelos tetos de algumas propriedades até chegar ao teto da capela. Estamos na expectativa do resultado dos exames (policiais) e que conclusões tiraram e se puderam encontrar os responsáveis”.
Enquanto isso, indica o sacerdote, o Bispo do Pereira “emitiu obviamente o decreto de excomunhão” para quem cometeu o ato sacrílego, além de indicar que “em 15 ou 20 dias programamos a Eucaristia de desagravo e reparação, que já começará a ser celebrada de acordo com algumas condições e alguns convênios que precisarão ser feitos com a comunidade do setor”.
Padre Hurtado também indicou à ACI Prensa que o Bispo “fez uma circular especial para todos os sacerdotes da diocese de Pereira porque coincidentemente nestes dias, depois do que aconteceu na capela, outro sacerdote de Dosquebradas disse que tinham tentado entrar no templo paroquial”.
“Não sabemos se é uma onda de situações  satânicas, isso nunca havia acontecido”, afirmou.
O pároco recordou que “a capela foi objeto de um roubo quatro anos atrás, mas não houve um ato sacrílego, satânico”, entretanto, chamou-lhe a atenção que “tenham levado sete velas e um crucifixo, foi o único que foi roubado, não tocaram nos microfones, nem no aparelho de som nem nada disso”.
O sacerdote pediu oração “pela situação do país, pela situação social, a conjuntura que se está vivendo. Eu não falo que haja uma crise de valores, mas uma ausência de valores, para que os jovens cheguem a uma situação como esta”.
“Isso está ocorrendo entre crianças, com as quais já entrou a desordem, a ausência dos valores, porque estão dirigindo um estado psicológico de ressentimentos diante dos traumas muito precisos e o primeiro deles que é diante de Deus e de tudo o que Ele representa”, finalizou.
Fonte: ACI Digital

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Na Regional Ribeirão Preto II




Ao final da celebração, tomaram posse a nova Presidência do Regional Sul 1 e os bispos que agora farão parte do Conselho Episcopal. Da Reginal Ribeirão Preto II: o Bispo da Diocese de Barretos (SP), Dom Edmilson Amador Caetano.

Encerrada a 74º Assembleia do Regional Sul 1


Encerrou nesta manhã (9) a 74º Assembleia do Regional Sul 1 da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

O evento que iniciou no último dia 7, terça-feira, reuniu 41 dioceses e arquidioceses; 6 Regiões Episcopais e 8 Sub-Regiões Pastorais (Aparecida, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto I e II; São Paulo I e II; Sorocaba).

Na última sessão antes da celebração de encerramento, os bispos se dividiram em grupos para estudar as propostas e escolher o tema para a Assembleia das Igrejas – 2011, que será realizada em outubro, em Itaici, distirito de Indaiatuba (SP).

O tema escolhido é ‘Conversão Pastoral e implicação na Nova Evangelização’.



O Cardeal arcebispo de São Paulo e o presidente eleito do Regional Sul 1, Dom Odilo Pedro Sherer , agradeceu à diretoria e o apoio dos bispos para a constituição da nova presidência que realizará o trabalho missionário do próximo quadriênio 2011-2015.

Ao final da celebração, tomaram posse a nova Presidência do Regional Sul 1 e os bispos que agora farão parte do Conselho Episcopal.

Abaixo os nomes dos novos presidentes dos Sub-Regionais:

Aparecida: Bispo da diocese de Taubaté (SP), Dom Carmo João Rhoden

Botucatu: Arcebispo de Botucatu (SP), Dom Mauricio Grotto de Camargo

Campinas: Bispo da Diocese de Limeira (SP), Dom Vilson Dias de Oliveira

São Paulo I: Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo (SP), Dom Tomé Ferreira da Silva

São Paulo II: Bispo da Diocese de Mogi das Cruzes (SP), Dom Airton José dos Santos

Ribeirão Preto I: Fará a escolha posteriormente por falta de quorum

Ribeirão Preto II: Bispo da Diocese de Barretos (SP), Dom Edmilson Amador Caetano

Sorocaba: Arcebispo de Sorocaba (SP), Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues


Foto: Imprensa/ Santuário Nacional

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.

http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/chrstuni/weeks-prayer-doc/rc_pc_chrstuni_doc_20100526_week-prayer-2011_po.html

Começou em Aparecida a 74ª Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1 da CNBB

Teve início ontem, 7, no auditório padre Noé Sotillo, em Aparecida (SP), a 74ª Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo).
A celebração de abertura foi presidida por dom Nelson Westrupp, presidente do Regional, junto com o vice-presidente, dom Moacir Silva e o secretário geral, dom Airton José dos Santos.
Falando aos participantes durante a celebração de abertura, dom Airton recordou todo trabalho realizado pelo Conselho Episcopal do Regional Sul 1. “Recordamos a caminhada do nosso Regional especialmente nestes quatro últimos anos, o zelo ministerial dos bispos, padres, diáconos e a participação dos cristãos que, vivendo a experiência do encontro com Jesus, deixaram marcas da missão, no chão de nossas dioceses”, disse dom Nelson Westrupp.
Após a aprovação da pauta, os presidentes das diversas Comissões Episcopais começaram a apresentar o relatório destes quatro últimos anos. Esta assembleia tem como principais temas a apresentação dos relatórios das Comissões Episcopais, Conselhos econômicos, a escolha do tema para a próxima Assembleia das Igrejas (previstas para outubro) e a eleição da nova Presidência do Regional para os próximos quatro anos.
O primeiro dia da assembleia foi encerrado com uma missa, na Capela São José, no Santuário Nacional, presidida pelo bispo emérito de Mogi das Cruzes, dom Paulo Antonino Mascarenhas Roxo.
A assembleia segue até amanhã, 9, e reúne cerca de 130 pessoas, entre bispos de todo o estado de São Paulo, padres subsecretários das oito sub-regiões pastorais (Aparecida, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto I e II, ( que está incluso a Diocese de Barretos),  São Paulo I e II e Sorocaba), coordenadores diocesanos de pastoral e responsáveis por Organismos do Regional Sul 1.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Festa de Pentecoste

Pentecostes
Espírito Santo: Graça que desperta na fé
"O Espírito é o único que pode ajudar às pessoas e as comunidades a libertarem-se dos velhos e novos determinismos, guiando-os com a lei do espírito que dá a vida em Cristo Jesus"
João Paulo II

Quem é o Espírito Santo?
Segundo o Catecismo da Igreja Católica, o Espírito Santo é a "Terceira Pessoa da Santíssima Trindade". Quer dizer, havendo um só Deus, existem nele três pessoas diferentes: Pai, Filho e Espírito Santo. Esta verdade foi revelada por Jesus em seu Evangelho.

O Espírito Santo coopera com o Pai e o Filho desde o começo da história até sua consumação, quando o Espírito se revela e nos é dado, quando é reconhecido e acolhido como pessoa. O Senhor Jesus no-lo apresenta e se refere a Ele não como uma potência impessoal, mas como uma Pessoa diferente, com seu próprio atuar e um caráter pessoal.

O Espírito Santo, o Dom de Deus

"Deus é Amor" (Jo 4,8-16) e o Amor que é o primeiro Dom, contém todos os demais. Este amor "Deus o derramou em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado" (Rm 5,5).

Poste que morremos, ou ao menos, fomos feridos pelo pecado, o primeiro efeito do Dom do Amor é a remissão de nossos pecados. A Comunhão com o Espírito Santo, "A graça do Senhor Jesus Cristo, e a caridade de Deus, e a comunicação do Espírito Santo sejam todos vossos" (2Cor 13,13;) é a que, na Igreja, volta a dar ao batizados a semelhança divina perdida com o pecado.

Pelo Espírito Santo nós podemos dizer que "Jesus é o Senhor", quer dizer para entrar em contato com Cristo é necessário Ter sido atraído pelo Espírito Santo.

Mediante o Batismo nos é dado a graça do novo nascimento em Deus Pai por meio de seu Filho no Espírito Santo. Porque os que são portadores do Espírito de Deus são conduzidos ao Filho; mas o Filho os apresenta ao Pai, e o Pai lhes concede a incorruptibilidade. Portanto, sem o Espírito não é possível ver ao Filho de Deus, e sem o Filho, ninguém pode aproximar-se do Pai, porque o conhecimento do Pai é o Filho, e o conhecimento do Filho de Deus se alcança pelo Espírito Santo.

Vida e Fé. O Espírito Santo com sua graça é o "primeiro" que nos desperta na fé e nos inicia na vida nova. Ele é quem nos precede e desperta em nós a fé. Entretanto, é o "último" na revelação das pessoas da Santíssima Trindade.

O Espírito Santo coopera com o Pai e o Filho desde o começo do Desígnio de nossa salvação e até sua consumação. Somente nos "últimos tempos", inaugurados com a Encarnação redentora do Filho, é quando o Espírito se revela e nos é dado, e é reconhecido e acolhido como Pessoa.

O Paráclito. Palavra do grego "parakletos", o mediador, o defensor, o consolador. Jesus nos apresenta ao Espírito Santo dizendo: "O Pai vos dará outro Paráclito" (Jo 14,16). O advogado defensor é aquele que, pondo-se de parte dos que são culpáveis devido a seus pecados os defende do castigo merecido, os salva do perigo de perder a vida e a salvação eterna. Isto é o que Cristo realizou, e o Espírito Santo é chamado "outro paráclito" porque continua fazendo operante a redenção com a que Cristo nos livrou do pecado e da morte eterna.

Espírito da Verdade: Jesus afirma de si mesmo: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida" (Jo 14,6). E ao prometer o Espírito Santo naquele "discurso de despedida" com seus apóstolos na Última Ceia, diz que será quem depois de sua partida, manterá entre os discípulos a mesma verdade que Ele anunciou e revelou.

O Paráclito, é a verdade, como o é Cristo. Os campos de ação em que atua o Espírito Santo são o espírito humano e a história do mundo. A distinção entre a verdade e o erro é o primeiro momento de tal atuação.

Permanecer e atuar na verdade é o problema essencial para os Apóstolos e para os discípulos de Cristo, desde os primeiros anos da Igreja até o final dos tempos, e é o Espírito Santo quem torna possível que a verdade sobre Deus, o homem e seu destino, chegue até nossos dias sem alterações.

Símbolos

O Espírito Santo é representado de diferentes formas:

Água: O simbolismo da água é significativo da ação do Espírito Santo no Batismo, já que a água se transforma em sinal sacramental do novo nascimento.

Unção: Simboliza a força. A unção com o óleo é sinônimo do Espírito Santo. No sacramento da Confirmação o confirmando é ungido para prepará-lo para ser testemunha de Cristo.

Fogo: Simboliza a energia transformadora dos atos do Espírito.

Nuvem e Luz: Símbolos inseparáveis nas manifestações do Espírito Santo. Assim desce sobre a Virgem Maria para "cobri-la com sua sombra" . No monte Tabor, na Transfiguração, no dia da Ascensão; aparece uma sombra e uma nuvem.

Selo: é um símbolo próximo ao da unção. Indica o caráter indelével da unção do Espírito nos sacramentos e falam da consagração do cristão.

A Mão: Mediante a imposição das mãos os Apóstolos e agora os Bispos, transmitem o "Dom do Espírito".

A Pomba: No Batismo de Jesus, o Espírito Santo aparece em forma de pomba e posa sobre Ele.